Madeira Teca
De origem asiática, a árvore de Teca, plantada e comercializada pela Floresta Santa Vitória, tem características que dão vida a uma madeira nobre, forte, conhecida por alta durabilidade, coloração, resistência e aroma.
Seu cerne de cor amarelo dourado pode ficar exposto ao sol e à chuva, sem necessidade de qualquer proteção. Com o passar do tempo, adquire uma pátina cinza prata.
Possui propriedades naturais impermeabilizantes por conter “caucho”, uma espécie de látex, que contribui ainda para a estabilidade dimensional, prevenção à empenamentos e lubrificação de sua superfície, reduzindo a abrasão.
Madeira por excelência para a área externa, é ideal para móveis de jardim e uso náutico, por resistir ao tempo e permitir acabamento esmerado, sem fendilhar ou produzir farpas, mas também serve bem à produção de móveis para as áreas internas.
A durabilidade da teca se deve à presença da “tectoquinona”, uma substância natural que protege a madeira contra cupins e outros insetos, e que também impede a proliferação dos diversos tipos de fungos que causam o apodrecimento de outras madeiras.
Proveniente do reflorestamento e vendida de forma legalizada, sempre priorizando a sustentabilidade, a Teca é ideal não só para grandes construções e projetos, mas também para a proteção ambiental.
Perguntas mais
Frequentes
A versatilidade da madeira de Teca permite aplicação em diversos produtos. O uso mais comum está concentrado em móveis de exterior e interior, decks, mesas de jardim, pisos e utensílios de cozinha e banheiro, por exemplo.
Seu aspecto moderno garante sofisticação aos ambientes, sendo apropriada para projetos arquitetônicos de luxo. Além disso, a matéria-prima é popular na indústria naval. No Brasil e no mundo, é utilizada com frequência na construção de embarcações.
Sim, principalmente o cerne (parte central e mais escura da madeira). Por isso, ela é ideal para ambientes externos. As propriedades naturais da madeira de Teca também a tornam resistente a pragas e outros agentes nocivos, contribuindo para sua durabilidade.
Como a madeira de Teca é mais rígida do que as demais madeiras encontradas no mercado e tem alta resistência a impacto, a demanda de manutenção é baixíssima. As propriedades da matéria conservam o visual dos produtos por longos períodos, inclusive quando usada em corredores, quadras, pistas de dança e outros locais de acesso frequente.
A madeira de Teca é dividida em duas camadas: cerne e brancal. O cerne possui tonalidade escura e é valorizado por sua elevada resistência aos fungos e insetos, inclusive cupins, sendo mais utilizado em obras e produtos externos, expostos ao tempo.
O brancal é encontrado em tonalidade mais clara. É igualmente estável e de bom acabamento, sendo recomendado às obras interiores, como é o caso de móveis, lambris e pisos.
Embora tenham características diferentes, as duas camadas são comercializadas juntas por se complementarem, criando o aspecto mesclado dos produtos de madeira de Teca.
Com a união de suas melhores propriedades, criamos itens com design único e alta qualidade.
Trabalhamos com metro linear ou quadrado, dependendo do produto selecionado.
Não. Por sua alta resistência e qualidade natural, a madeira de Teca não precisa ser tratada.
Na Floresta Santa Vitória, a madeira de Teca é proveniente do reflorestamento. Seguindo todas as leis para o comércio madeireiro, ajudamos na conservação de riquezas naturais do Brasil, além de termos papel fundamental na recuperação florestal de áreas degradadas e no combate ao desmatamento.